×
Aplicativo Vivo Música
Rhapsody International Inc.
Baixe o aplicativo
The Beatles de The Beatles

Álbum

The Beatles

The Beatles

Ouça no Vivo Música

Álbum

The Beatles

The Beatles

Ouça no Vivo Música
Lançamento:
Gravadora: Emi Catalogue
Durante 1968, havia uma enorme expectativa sobre o que os Beatles fariam para suceder o disco lançado um ano antes, Sgt. Pepper. (A trilha-sonora de Magical Mistery Tour não era considerada o sucessor oficial). Lançado em 22 de novembro de 1968, a capa branca de seu novo álbum provava que, mais uma vez, o grupo havia surpreendido a todos. Simplesmente chamado The Beatles, mas hoje universalmente conhecido como Álbum Branco, o LP duplo talvez seja o trabalho mais eclético já lançado. É quase como se os Beatles tivessem decidido compor e gravar em todo estilo imaginável.

A origem do álbum tem sua raiz na visita da banda a Rishikesh, na Índia, onde eles estudaram a meditação transcedental com o Maharishi Mahesh Yogi. Esta experiência em comunidade fortaleceu a unidade da banda e certamente inspirou uma fase prolífica de composições. Em maio, antes das gravações começarem, os Beatles registraram versões demo de 27 músicas na casa de George Harrison. Eles começaram a gravar em 30 de maio, novamente em Abbey Road, e o processo ocupou boa parte do tempo do quarteto até 16 de outubro. “Hey Jude” e “Revolution” foram as primeiras canções destas sessões conhecidas pelo público, pois foram lançadas como um single em 30 de agosto. Há dúvidas se algum outro artista teria escolhido deixar um hit tão forte de fora de um álbum.

A justaposição de barulho e suavidade é uma das razões do Álbum Branco ser tão surpreendente. O rock áspero “Helter Skelter” precede a delicada “Long, Long, Long”. A calma pastoral de “Mother Nature’s Son” está entre a ardente “Yer Blues” e a selvageria de “Everybody’s Got Something to Hide Except Me and My Monkey”. Há também toques de humor em diversas músicas, como “The Continuing Story of Bungalow Bill”, “ Rocky Raccoon”, “Piggies” e “Ob-La-Di, Ob-La-Da”. Em 1968, os Beatles mudaram a forma de gravar, como Ringo relembra. “No Álbum Branco nos tornamos uma banda de novo, e era isso que eu sempre amei.” No entanto, mais do que nunca, não era necessário que todos os integrantes tocassem em todas músicas – apenas 16 das 30 faixas tinham a participação dos quatro. Sem crédito, Eric Clapton tocou guitarra em “While My Guitar Gently Weeps”.

Era claro que os Beatles haviam gravado um disco que contrastava completamente com o antecessor. Como George explicou: “Sempre tentamos fazer coisas diferentes. Não havia chances de um disco ser igual ao anterior.” O grande feito do grupo na criação do Álbum Branco é que, apesar da diversidade do todo, cada faixa tem a inconfundível marca da sonoridade dos Beatles.

Sobre este álbum

Faixas

Sobre este álbum

Disponível em iOS, Android, Windows e Web.

Músicas ilimitadas em qualquer lugar. Milhões de músicas em todos os gêneros.

Disponível em iOS, Android, Windows e Web.